abril 20 2018 0Comentário

Compra de materiais de construção: Evite problemas na sua obra.

Na hora de construir ou reformar a compra de materiais de construção pode se tornar uma dor de cabeça se não for feita da forma mais adequada. Uma escolha mal feita pode comprometer estruturas importantes de uma construção, causar danos à estética e à arquitetura do projeto e, até mesmo, em casos mais graves, provocar acidentes.

Entretanto, nem sempre economizar significa comprometer a estrutura de sua obra. Portanto, daremos algumas dicas de como conciliar preço com a segurança de uma compra sem grandes problemas:

1. Tenha cuidado com compras de “queima de estoque”

As queimas de estoque oferecem a oportunidade para adquirir produtos das marcas mais reconhecidas por preços menores. Frequentemente, as lojas estão buscando “se livrar” dos produtos que não estão mais na moda ou que estão saindo de linha. Porém, isso não significa que a qualidade tenha sido reduzida.

Mas a dica é observar sempre se o produto está intacto. O fornecedor tem a obrigação de informar se ele está vendendo um produto com qualquer avaria ou com a embalagem violada. Caso contrário, mesmo em ponta de estoque, o dever é fornecer um produto de qualidade.

2. Escolha materiais certificados

O lote de um material certificado certamente passou por diversos testes para garantir que ele se enquadra dentro dos altos padrões de qualidade das certificadoras. Como elas são terceirizadas e seu sucesso depende da confiança do seu selo, você poderá confiar no produto que elas garantem.

Em alguns casos, a certificação dos órgãos do Governo é obrigatória. Portanto, se esses produtos não estão certificados, eles são ilegais e oferecem perigo para a saúde e para a segurança. Jamais os compre!

3. Verifique a validade

Geralmente, só temos o hábito de conferir a validade de alimentos perecíveis. Mas até mesmo os bens mais duráveis têm uma data de validade. Então, é importante verificá-la. Afinal, os insumos de construção também são constituídos de materiais que podem oxidar, quebrar, apodrecer, mofar etc.

4. Dicas para compra de materiais de construção

Cimento e areia

Evite a compra de materiais de construção como cimento e areia com muita antecedência, pois, quando ficam guardados por muito tempo, eles acabam empedrando. Além disso, se forem afetados por chuva, você poderá perder grande parte do material.

Material hidráulico

Economize em tudo, mas gaste o que for possível para obter um material hidráulico e elétrico de confiança. Isso poupará você de reformas em médio prazo. Também, é importante comprar a tubulação ideal para a sua necessidade a fim de evitar entupimentos e rompimentos.

5. Fique atento aos prazos de entregas

Uma das maiores reclamações dos clientes de materiais de construção é o retardo na entrega. Quando estamos comprando um produto, ficamos ansiosos em utilizá-los o mais rápido possível. Por essa razão, verifique o prazo de entrega e confira novamente com os vendedores para evitar que suas expectativas sejam quebradas.

Para a compra de materiais de construção, não basta chegar a uma loja e dizer: eu quero isso e aquilo, sem nem mesmo avaliar as condições. É necessário avaliar a sua necessidade, seu orçamento, a qualidade do produto, a confiabilidade da loja e muitos outros fatores!

Fonte: Awa